Qual a diferença entre Marca Pessoal, Marketing Pessoal e Personal Branding?

Marca Pessoal, Marketing Pessoal ou Personal Branding?

Quanto mais complexo o mercado se torna, mais complexo também são suas relações e o conhecimento necessário para sair da mediocridade. Junto com essa complexidade, vem termos e teorias fundamentais para atingir esse sucesso, como a Marca Pessoal, Marketing Pessoal e o Personal Branding. 

 

Afinal, você sabia que esses três termos são diferentes e complementares entre si? É com esse intuito que separamos para você as diferenças e uma linha evolutiva, sanando de uma vez por todas, resquícios de dúvidas que podem surgir acerca destes termos. Para facilitar sua leitura, separamos por tópicos:

  1. O que é Marca Pessoal?
  2. O que é Marketing Pessoal?
  3. O que é Personal Branding?

#1 O que é Marca Pessoal?

Começando pela Marca Pessoal, que nada mais é que a sua identidade, a sua imagem passada perante a sociedade, perante outras pessoas, comunidades e meio em que você vive e se relaciona.

Esta marca pessoal geralmente é construída a partir de valores, competências, habilidades, atitudes e comportamentos que simbolizem o que você é e por consequência trás o reconhecimento externo.

Portanto podemos afirmar que o Marketing pessoal é um conjunto de valores, habilidades e competências que definem quem você é e como as pessoas te percebem.

A marca pessoal pode tanto ser positiva, quanto negativa e pode simplesmente ser inexpressiva, o que julga essa diferenciação a maneira que você trabalha a construção e gestão dessa Marca Pessoal.

Vamos dar exemplos que ilustram bem como repercute uma marca pessoal, seja de forma positiva, ou negativa, ou inexpressiva:

1. Positiva: Quando você ouve o nome “Airton Senna”, você associa a uma figura de um brasileiro de referência mundial. Um esportista de competência extrema, atitudes memoráveis, habilidades excepcionais e valores idôneos. Independente da pessoa física do Airton Senna em si, sua marca se perpetua.

2. Negativa: E se eu falar o nome “José Dirceu”, logo associará a corrupção, prisão, egoísmo e outra série de fatores negativos… Que são reflexo dessa união de condicionantes utilizadas para formar uma marca pessoal negativa.

3. Inexpressiva: Se eu disser “Augusto da Silva”, você não associará a nada a respeito de atitudes, competências, valores, habilidades, simplesmente NADA. É uma marca pessoal inexpressiva para você.

autoconhecimento-quem-voce-e

Agora como construir uma marca pessoal de sucesso e mantê-la em uma crescente, atingindo assim reconhecimento e prestígio? É onde entram o marketing pessoal e o branding pessoal?

#2 O que é o Marketing Pessoal?

É comum encontrar quem diga que o Marketing Pessoal é a tradução do termo Personal Branding, leigo engano. Vamos começar pelo conceito de marketing, para então fundamentar a definição de marketing pessoal.

Segundo Aline Beatriz Toledo, o conceito de marketing pode ser definido com o objetivo de…

“[…] determinar quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procurar adaptar-se […] para proporcionar a satisfação desses desejos.”

Seguindo a lógica, O Marketing Pessoal tem uma definição clara no sentido de propagar esta imagem de acordo com os desejos e necessidades dos consumidores. 

Seu objetivo então é divulgar que possuímos as características que o mercado, as pessoas ou um grupo de pessoas estejam em busca. É exatamente neste ponto que ressaltamos a importância de saber comunicar seu conjunto de valores, competências, habilidades, atitudes e comportamentos, a fim de atender desejos e necessidades de quem procura.

Entenda que o Marketing Pessoal e o Personal Branding são fundamentais para o sucesso da Marca Pessoal, porém em duas perspectivas diferentes.

#3 O que é Personal Branding?

Já a perspectiva proposta pelo Personal Branding é a da gestão dessa Marca Pessoal em todos os aspectos. Trabalha a partir das potencialidades e forças que já possuímos, criando uma identidade única e reconhecida pelos seus valores, conhecimentos, habilidades e atitudes.

marca-pessoal-forteO conceito de gestão da marca pessoal vem no sentido de direcionar a construção dessa imagem através de um planejamento estratégico, para a construção de uma marca pessoal forte, poderosa e com proposta de valor único, assim criando um diferencial dentro de um mercado deveras saturado.

O Marketing Pessoal desempenha papel importante na propagação e comunicação do real valor de sua Marca Pessoal, enquanto o Personal Branding sinaliza, ressalta e fortalece o conjunto de vertentes partindo do conceito do que temos de melhor, sendo capaz inclusive de gerar novas demandas.

Devido a essa nova exigência de mercado, surge à figura do “Personal Brander”, um profissional capacitado e qualificado no desenvolvimento, planejamento e gerenciamento da Marca Pessoal. Este profissional tem desempenhado papel importante e elevando o patamar da Marca Pessoal a um novo estágio.

Conclusão

Existem sim diferenças notórias entre Marca Pessoal, Marketing Pessoal e Personal Branding. A complexidade contemporânea e a saturação do mercado atual fazem com que seja necessária a busca por novas estratégias de consolidação.

O Marketing Pessoal enquanto propaga a Marca Pessoal, o Personal Branding é responsável por não apenas administrar, mas sim realizar toda uma gestão desta Marca Pessoal.

A consultoria em Personal Branding é uma tendência que vem mostrando resultados notórios, quando o assunto é construção dessa Marca Pessoal e esses resultados são devidos à inversão da lógica de mercado.

Gostou deste artigo? Tem alguma dúvida sobre algum destes três termos ou a diferença entre Marca Pessoal, Marketing Pessoal e Personal Branding? Comente abaixo, ficaremos lisonjeados em poder debater este tema contigo!

 

PS. Aproveito para convidar você para participar do nosso treinamento gratuito que ajudará você a fazer Conexões Poderosas. Acesse já e participe é online e gratuito!

www.conexoespoderosas.com.br

Nosso contato – contato@personalbrand.com.br    –    andreiapaoliello@gmail.com

whatsapp 55+ (31) 984876778

Deixe-Comentário-personal-branding

 

Para receber, basta entrar com seu e-mail. Fique tranquilo(a) que não faremos Spam!

10 comentários no post “Qual a diferença entre Marca Pessoal, Marketing Pessoal e Personal Branding?

  1. Muito esclarecedor seu artigo Andreia, estou escrevendo um artigo na faculdade e me ajudou multo! Um grande abraço

  2. Aline, obrigada pelo carinho! Fico feliz em poder ajudar você no artigo de sua faculdade. Qualquer dúvida pode enviar, terei prazer em ajudar. Aproveite e Cadastre-se pra receber dicas e novidades. Grande Beijo! Andreia Paoliello.
    PS. Aproveito para convidar você para participar do nosso treinamento gratuito que ajudará você a fazer Conexões Poderosas. Acesse já e participe é online e gratuito!
    http://www.conexoespoderosas.com.br

  3. Andreia, parabéns pelo artigo, extremamente esclarecedor e de grande ajuda pra mim que estou começando agora a entender e participar mais desse mercado tão extenso. Muito obrigada pois me ajudou a entender bastante certos pontos que estava em dúvida.

  4. Fiama.Tudo bem com você? Que bom que você gostou e que bom que o artigo lhe ajudou! Faça seu cadastro aqui no nosso noite e receba novidades de novos artigos, curso gratuitos.
    PS. Aproveito para convidar você para participar do nosso treinamento gratuito que ajudará você a fazer Conexões Poderosas acesse já e participe é online
    http://www.conexoespoderosas.com.br

  5. Parabéns pelo artigo.

    Gostei da citação: “determinar quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procurar adaptar-se […] para proporcionar a satisfação desses desejos” – Aline Beatriz Toledo

    Gostaria de saber onde encontrar maiores detalhes sobre essa publicação/livro/revista/artigo?

    Agradecida

  6. Olá Pricila. Fico feliz que a citação tenha lhe agradado. Citação tirada de trabalho acadêmico da PUC-SP. No entanto, obras literárias como Administração de Marketing,Princípios de Marketing e Marketing 3.0 todos da Maior autoridade do marketing no mundo, Philip Kotler. Faça seu cadastro aqui no nosso site e receba notificação de novos artigos, dicas, cursos gratuitos entre outros.
    PS. Aproveito para convidar você para participar do nosso treinamento gratuito que ajudará você a fazer Conexões Poderosas. Acesse já e participe é online e gratuito!
    http://www.conexoespoderosas.com.br

  7. – Gostaria de fazer o curso on line, onde inscrevo-me para melhor aprender coaching profissional? Tive um rápido conhecimento através de algumas orientações de uma profissional de coaching nada agradável psicologicamente, pois na época estava precisando de conforto e não de agilidade psicológica e profissional ou seja, orientação e paz, sem agitação e desespero, pois estava me tratando da depressão. Logo a profissional de coaching foi antiética de acordo com o momento que eu estava passando, poderia ter sido mais alegre e focado a minha motivação de acordo com o perfil daquele momento. Ela não soube me intusiasmar para indicar um novo perfil profissional, corroborando com a reciclagem global e seus paradigmas atuais.

  8. Olá Deisy! Li o seu relato e gostaria de entrar em contato contigo. Pode me adicionar pelo whatsapp? Adicione o nome Andreia Paoliello 31 984876778
    PS. Aproveito para convidar você para participar do nosso treinamento gratuito que ajudará você a fazer Conexões Poderosas. Acesse já e participe é online e gratuito!
    http://www.conexoespoderosas.com.br

  9. Gostei muito do video! Sou produtor rural e funcionario publico municipal, no trabalho sempre primo pela qualidade e apresentacao em prol de um resultado mais eficiente, e satisfatorio! Pois tenho comigo que as coisas podem ser simples mas bem feitas e com qualidade. Estou a procura de melhor desenvolver minhas habilidades como produtor rural, ja que tenho uma empresa aberta no ramo. Nao esta sendo facil conciliar as duas atividades para isto convidei dois amigos para abracar a causa em prol de uma melhor qualidade e produtividade, visando a marca e a construcao de uma clientela disposta a consumir um produtos diferenciados. E penso que a marca pessoal aliada aos outros dois conjuntos sera o nosso diferencial. Suas dicas e orientacoes fundamentaram ainda mais os meus desejos e objetivos. Muito obrigaga! Descobri que estou na direcao certa!
    Ir

  10. Ismael, seja bem vindo! Li o relato de sua história atual e fiquei mesmo muito feliz de saber nosso artigo e vídeo ajudou você a fundamentar seus desejos e objetivo. Aproveite para participar de nossa mini mentoria sobre marca pessoal que sempre envio via whatsapp cadastre o meu meu nome e o meu número no seu celular e envie um mensagem #marcapessoal e seu nome para que eu possa cadastrá-lo. Grande Abç!
    PS. Aproveito para convidar você para participar do nosso treinamento gratuito que ajudará você a fazer Conexões Poderosas. Acesse já e participe é online e gratuito!
    http://www.conexoespoderosas.com.br

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *