Os 6 segredos de como persuadir

Os 6 passos para Persuadir e Influenciar

O ser humano cresce e se desenvolve a partir da influência das pessoas que convive. Por mais que garanta ser uma pessoa não influenciável, todos nós possuímos a capacidade de persuadir e ser persuadido. E quais são os segredos para poder persuadir as pessoas?

Como este tema está em franca ascensão no mundo dos negócios e no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais, a personalbrand.com.br preparou para você 6 segredos psicológicos que direcionam o comportamento humano.

É importante entender que persuadir não é manipular, sendo que a persuasão significa guiar as pessoas para atingir resultados e a manipulação é uma manobra destinada a fraudar, uma vez que o beneficiado é apenas o manipulador.

A persuasão tem conotação positiva, sendo sempre uma relação em que todas as partes envolvidas saem vitoriosas desta experiência. Este sucesso pode ser tanto num ganho de conhecimento, quanto no alcançar metas ou ainda em ganho simbólicos ou psicológicos.

Sem mais delongas, vamos os 6 segredos da persuasão, a partir do entendimento dos gatilhos mentais, que podem ser citados mais de 50 e contribuem para direcionar o comportamento humano em sua rede de relacionamentos afim atingir suas metas de vida, no entanto neste artigos trouxemos 6 poderosos gatilhos que lhe auxiliará na conquista de seus objetivos.

Segredo 1: Influência

A influência tem uma relação intrínseca com a persuasão e é sem dúvida uma arma importante de quem deseja guiar outras pessoas para o sucesso pessoal e profissional tanto seu quanto delas.

Uma dica para desenvolver a influência sobre outra pessoa é dar antes de receber. Sim! Untitled design-17Normalmente nós fazemos um favor ou colaboramos com alguém, quando esta já nos auxiliou em algo, assim sendo uma estratégia é você dar o primeiro passo antes.

Desta maneira a pessoa a qual lhe ajudou estará inclinada a receber a sua influência sem refutar sobre sua integridade.

Um bom exemplo disso é a forma com que respeitamos a fala de um professor. Com certeza existem outros fatores envolvidos na forma com que ele utiliza sua persuasão, mas com certeza a influência dele, adquirida através do acumulo do conhecimento, faz com que as pessoas acreditem no que ele diz e acabem realizando as atividades ministradas.

Segredo 2: Compromisso

Firmar um compromisso trás consigo a responsabilidade de arcar com as obrigações que assumimos.

Benevenuto, P. S. em 2009 define bem, com um ótimo exemplo o que é comprometimento:

  1. Conceito: “Qualidade de ater-se às escolhas feitas”.
  2. Exemplo: “Pedro continua executando suas atividades de forma exemplar mesmo sem ser reconhecido pelo seu chefe, porque ele está comprometido com a empresa”.

Segredo 3: Simpatia

A simpatia é um conjunto de qualidades que moldam o profissional a conseguir bons relacionamentos.

Dentre estas qualidades temos:

  1. A Empatia: que significa colocar-se na pele da outra pessoa. Se você consegue entender como o outro se sente, mais nivelada será a comunicação entre as partes.
  2. Afinidade: é quando os interesses entre partes estão alinhados.
  3. Intimidade: é o conhecimento a respeito das características da outra pessoa.
  4. Bom humor: é o componente principal para definir se uma pessoa é simpática ou não.

A complementação destes 4 fatores são fundamentais para que este segredo seja utilizado da forma mais plena para conquistar a confiança das pessoas.

Segue algumas características que nos tronam mais simpáticos:

  • Ser de uma mesma região,
  • Falar bem,
  • Ter uma boa postura e aparência
  • Prestar atenção na conversa
  • Ter uma boa conversa,
  • ter experiências comuns ao da outra pessoa
  • Ser alegre e ter auto estima
  • entre outros.

As pessoas que são consideradas antipáticas são aquelas que não se importam com o outro. Ser simpático não é difícil mas exige esforço, uma vez que todos nós temos dias ruins, ou pessoas com as quais não nos identificamos.

Se você deseja persuadir as pessoas, você precisa ser simpático

Segredo 4: Autoridade

Autoridade antes de tudo tem que ser entendida no seu sentido amplo. Não confunda autoridade com poder, afinal a autoridade é o respeito conquistado por um conjunto de habilidades, competências, atitudes e comportamentos testados e vivenciados ao longo de um período de tempo.

Os 6 segredos de como persuadir-2Já o poder ele é cedido e não conquistado, através de meios legais e de títulos que garantem sua persuasão. Pense comigo, por que você respeita um policial que você não conhece? Porque foi concedido legalmente a ele poderes que cidadãos comuns não têm.

Quando o assunto é a física, por que respeitamos as teorias de Albert Einstein? Por ele ser autoridade no assunto e tem seu respeito perante a sociedade através do acúmulo de comportamentos, habilidades, conhecimentos e atitudes testadas e aprovadas ao longo do tempo.

Segredo 5: Prova Social

A prova social pode ser definida como algo que fazemos para transferir poder e credibilidade. Quando você está atrás de comprar um terno por exemplo e outra pessoa diz que tal marca vende os melhores ternos e por isso é a mais vendida do mundo, tendemos a querer ao menos conhecer e quem sabe experimentar comprar o produto da tal marca.

Com pessoas não é diferente, se teus comportamentos servem de espelho para outras pessoas, você é alguém que dita o ritmo dessa prova social. Utilize a seu favor, seja um espelho, um modelo para o seu ciclo de relacionamentos.

Pessoas sempre farão suposições sobre você baseadas em seus resultados com outros clientes sua relação com seus amigos, sócios ou parceiros de negócios e isso pode ser muito bom ou devastador, tudo irá depender do seu trabalho desenvolvido ao longo do tempo  e como é a sua rede de relacionamentos.

A trasferencia de poder acontece na nossa vida todos os dias, você indica seu cabeleireiro, seu barbeiro, seu dentista, seu médico. Pessoas gostam de compartilhar boas experiências.

Segredo 6: Escassez

Existe também o fenômeno da escassez, que segue uma lógica um pouco diferente da citada acima. Este fenômeno se trata do quão raro são as coisas ou as pessoas.

Quanto mais raro um item ou pessoa pode ser, mais desejado ele acaba sendo. Claro que este princípio deve ser utilizado com moderação, realmente valorizando a falta singularidade das pessoas e não utilizando disso como artimanha.

Conclusão

A persuasão é uma técnica que pode ser aprimorada com a orientação correta e que se utilizada para apenas benefício próprio ela torna-se manipulação. Os 6 segredos da persuasão são pontos interessantes para se trabalhar e assim atingir uma capacidade diferenciada de guiar as pessoas para resultados e assim todos saem ganhando. Estes são chamados de Gatilhos Mentais.

Posicionamento + Apresentação x Influência = Persuasão (Dave Lakhani)

 

O que achou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais, pois assim como foi interessante para você, quem sabe ajude também algum amigo seu!

 

Deixe-Comentário-personal-branding2

Para receber, basta entrar com seu e-mail. Fique tranquilo(a) que não faremos Spam!

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *