Linkedin: a rede social estratégica para sua Marca Pessoal

Linkedin: a rede social estratégica para sua Marca Pessoal

O Linkedin hoje é a maior mídia social com enfoque ao mundo profissional. Nele você tem uma ferramenta estratégica e se for capaz de utilizar seus mecanismos de forma inteligente, terá resultados impressionantes em relação ao desenvolvimento de sua Marca Pessoal.

Enfim, você sabe o porquê o Linkedin vem se tornando a principal mídia social no mundo profissional? Entende o porquê ela é estratégica para sua marca social?

O site personalbrand.com.br separou especialmente para você os 5 motivos principais que explicam a razão do Linkedin ser tão admirada quando o assunto é Marca Pessoal. Vamos a eles?

Motivo 1 – Desenvolvimento do Networking

Primeiramente, é legal entender de onde vem o termo networking, tão enfatizado quando falamos sobre o marketing pessoal e a marca pessoal. Como sempre, utilizaremos o nosso amigo dicionário para solucionar esta dúvida:

“A palavra é a união dos termos em inglês “net”, que significa “rede” e “working”, que é “trabalhando”…”.

Conforme você “trabalha” esta “rede” de relacionamentos, vai criando também uma base sólida para a ascensão profissional. A partir de bons contatos, é possível transmitir suas competências e assim obter informações relevantes e vantagens que só uma rede de relacionamentos bem estabelecida pode te fornecer.

O termo networking, por ter se tornado popularizado, muitos estudiosos preferem usar o termo relacionamentos estratégicos, mas no fundo significam a mesma coisa.

Afinal aplicar estratégia na forma com que buscamos e transmitimos nossa imagem nesta rede de relacionamentos é o diferencial entre o sucesso e o fracasso.

Motivo 2 – História por trás do Linkedin

O Linkedin foi idealizado no ano de 2002 e devido sua concepção inovadora de negócio e a genialidade de seu fundador Reid Hoffman, logo no primeiro semestre de 2003 já estava em operação.

Jeff Weiner atualmente é o presidente da empresa e o mesmo procura pela contratação de executivos de destaque de companhias de sucesso, como a Microsoft, a Google e a Paypal.

O Linkedin é uma empresa que possui um business model bem interessante e diversificado, tendo sua receita direta tanto de assinaturas, quanto de publicidade.

A concepção da empresa é inovadora no mundo profissional e possui diversos mecanismos que valorizam a marca pessoal.

Motivo 3 – Por que ele é estratégia fundamental?Untitled design-20
Primeiro, como já dito, ele possui uma interface que favorece o usuário e se utilizado de forma correta, tem maneiras e maneiras de elevar sua imagem e conectá-lo a uma rede de relacionamentos sólida e que te servirá de base para a alavancagem de sua imagem.

Outro motivo e que justifica por números a escolha do Linkedin como ferramenta estratégica para o desenvolvimento da marca pessoal, é que o LinkedIn possui mais 400 milhões de usuários (com previsão para mais de 550 milhões no final de 2016).

O Brasil corresponde a 20 milhões desses usuários, sendo assim, 1/6 de toda população ativa do país faz parte dessa rede.

Um último adendo a fazer sobre o Linkedin como estratégia, é que ele possui mecanismos de buscas que, especialistas dizem, chegam a ser mais sofisticado do que o do próprio Facebook.

Motivo 4 – As possibilidades do Linkedin

Caso você utilize a ferramenta, com o apoio de um Personal Brander ou utilizando técnicas de personal branding, as possibilidades do Linkedin são:

  • Determinar como vão te perceber quando procurarem o seu nome.
  • Uma maior visibilidade nos motores de busca.
  • Fidelizar contatos.
  • Trocar informações dentro de redes.
  • Melhor aproveitamento de informações e grupos.
  • Utilizá-lo como ferramenta para construção de sua marca pessoal.
  • Tornar-se referência no mercado digital e físico.

linkedin-networking-personal-brandClaro que SEM um suporte adequado, as chances de o Linkedin servir apenas como um currículo é grande e assim você estará desenvolvendo sua marca pessoal de forma negativa.

Motivo 5 – Benefícios de se utilizar o Linkedin

Além do suporte adequado, você deve ter em mente as estratégias que devem ser colocadas à prova para obter sucesso em sua marca pessoal, trazem benefícios que só esta rede de relacionamentos tem a capacidade.

Como último grande motivo para utilizar o Linkedin, a personalbrand.com.br separou as 3 benefícios principais de utilizar esta ferramenta como estratégia de sua marca pessoal:

  • Facilidade de definir, construir e desenvolver uma sua Marca Pessoal.
  • Possibilidades infinitas de posicionamento desta Marca Pessoal de forma a alcançar resultados significativos, dentro de seu público alvo.
  • Desenvolver e garantir a perenidade do seu networking.

Conclusão

Utilizar uma ferramenta que comporta a elite dos profissionais do Brasil e do Mundo é sim estratégia fundamental para desenvolver sua Marca Pessoal.

Estar fora dela é deixar de possuir uma grande e eficaz arma de disseminar e evoluir seu networking de forma exponencial, deixando também de aproveitar oportunidades de negócios e relacionamentos que só quem é pioneiro no mercado pode te oferecer.

Não se esqueça que o Linkedin é feito por pessoas, ou seja, se ela é uma ferramenta de sucesso, é por que ali estão pessoas de sucesso.

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2 comentários no post “Linkedin: a rede social estratégica para sua Marca Pessoal

  1. Muito bom o seu post. Tenho uma dúvida.
    Como saber com quem se relacionar nessa ferramenta sem que possa significar um risco para sua imagem?
    Agradeço a resposta antecipadamente.

  2. Fabiola Seabra, seja bem vinda e fico feliz de ter a sua colaboração aqui no me site. Agradeço o carinho e sinta-se a vontade para sempre se comunicar. Respondendo a sua dúvida, o LinkedIn deve ser utilizado como uma ferramenta para alavancar a carreira a médio e longo prazo,para saber com quem se relacionar aconselho a participar de grupos de debates chegar as informações e a reputação que o profissional possui nesta mídia e até mesmo no google. Hoje em dia se você não conseguirá se esconder por muito tempo através de uma mascara, uma vez que o google registra tudo o que dizem sobre uma determinada pessoa.
    O sucesso em uma trajetória profissional depende do desenvolvimento do autoconhecimento a busca por realização, além da presença de um propósito que seja claro e uma boa estratégia de marketing e networking online e offline. O profissional que faz uma boa gestão de sua marca pessoal e de sua carreira, certamente irá também fazer uma boa gestão de sua reputação online e principalmente no Linkedin, afinal nestes espaços virtuais, que chamamos de mídias sociais, geremos audiência e reputação. E nesses espaços também que as pessoas facilmente nos julgam e avaliam nossos comportamentos. O fato é que quando você cria ao longo do tempo uma boa reputação, você certamente conquistará relações de confiança e assim reduzem o grau de risco e podem viabilizar grandes oportunidades. A avaliação é pessoal, uma vez que os interesses também o são e caberá você verificar o que a pessoas de seu interesse executa no Linkedin, de que grupo ela participa, com quem ela se relaciona, como ela colabora com suas expertises. Um grande abraço!

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