Crise ou Oportunidade: a diferença está em você!

Crise ou Oportunidade: a crise está em você.

O assunto “crise” está em ascensão em qualquer tipo de conversa, seja ela em grupos online, em noticiários, na rádio e na televisão. Intitulam-na como um monstro indomável que todos estão sujeitos a suas ações e consequências. Mas sofrer esta ação depende de sua postura, pois quem determina se é crise ou oportunidade é você.

Enquanto o Brasil atravessava a fase de pleno emprego e de crescimento exponencial, poucos investiram em seu desenvolvimento pessoal, já imaginando que a época de “vacas magras” fosse chegar um dia.

A personalbrand.com.br realizou algumas pesquisas para provar que a diferença está em você, para definir o cenário econômico atual de crise ou oportunidade.

Sempre buscando facilitar sua leitura, dividimos em 3 tópicos sequenciais, para que enxergue mais claramente o por que da crise ou oportunidade ser um ponto de vista.

Crise ou Oportunidade: 1 – “Deixe a vida me levar?” Negativo!

Não adianta mais esperar que algum chefe de estado resolva o problema de sua vida. Nem o prefeito, nem o governador e muito menos o presidente tem o dever de torna-lo uma pessoa de sucesso.

Essa responsabilidade cabe a você e se continuar deixando a vida te levar, vai acabar indo é para o buraco. São exatamente estes momentos difíceis que despertam nossa criatividade e fazem aflorar aquilo que estava adormecido dentro de nós.

Quando você busca o desenvolvimento pessoal, além de nadar contra a corrente da crise, acaba inspirando outras pessoas a saírem de sua zona de conforto e a buscarem novas saídas para problemas antigos.

Crise ou Oportunidade: 2 – É desafiador, mas não é fácil!

Quando afirmamos que a diferença entre crise ou oportunidade é você, se deve pela forma com que espera que as coisas venham e que atitude tomará a respeito da situação em que se encontra.

crisse-ou-oportuniade-desafiadorO grande problema, tanto de pessoas quanto de países, é que o resultado não vem logo no primeiro ato de dedicação e esforço. Você com certeza vai “quebrar a cara” algumas vezes e a persistência é o que te diferenciará entre os bem sucedidos e os fracassados.

A resposta para a crise virar oportunidade não mora na simplicidade, como muitos afirmam e corroboram, mesmo por que este é um processo complexo. Ser genial está em na complexidade de pensamento e de atitudes, para que os resultados simplifiquem a vida das pessoas.

O resultado é algo simples, mas o processo de desenvolvimento de uma marca pessoal, de um produto ou de uma ideia não é tão simples assim. Quanto maior o desafio maior a recompensa!

Crise ou Oportunidade: 3 – Crise do governo ou crise pessoal?

Entenda que existem dois tipos de crise, a crise do governo e a crise pessoal. Vamos trazer a definição da palavra crise em ambos as situações…

… Começando pela CRISE PESSOAL:

Sabe o que significa crise na medicina?

“Momento que define a evolução de uma doença (para melhor ou pior).”

Note o que está entre parênteses, “para melhor ou pior”. Se estivermos em uma crise pessoal, para transformá-la em oportunidade o que é necessário é “definir a evolução” para uma vertente positiva. É onde entra o desenvolvimento pessoal e a ajuda profissional para alcança-la.

Se pegarmos a mesma palavra e trouxermos para a definição de crise para a psicologia:

“eventual manifestação repentina de um sentimento, agradável ou desagradável.”

Ela tem relação direta com nossos sentimentos e com a forma com que reagimos a esta crise pessoal. Podemos transformar uma crise em oportunidade a partir do momento que transformamos esse sentimento desagradável em agradável.

E a CRISE DO GOVERNO?

A respeito da crise do governo, entenda que é algo que acontece externo ao que deseja, faz ou imagina. Estes fatores interferem em nossa vida? Sim, mas faça com que interfiram para melhor… Lembre-se que a crise é um momento de mudanças.

Para falar da crise do governo, uma definição interessante é a da economia:

“fase de transição entre um surto de prosperidade e outro de depressão, ou vice-versa.”

Até a economia trata a crise econômica como uma fase de transição, entende agora que depende exclusivamente de você escolher que lado do time quer jogar?

Conclusão

oportunidade-criseQuem determina se o momento que estamos passando no Brasil pode ser considerado crise ou oportunidade é exclusivamente você. Qual atitude vai tomar?

Uma dica é procurar a ajuda de um Personal Brander que ele saberá extrair suas potencialidades e traçar a estratégia correta para você transformar esta sua crise em uma grande oportunidade.

Fazer as coisas na base do “achismo” e do mesmo jeito de sempre não vão te trazer resultados e a crise acabará te engolindo.

Por fim…

 

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais… Vai que um amigo seu que está enxergando a crise não passe a enxergar oportunidades!

 

gostou-do-artigo-personal-brand-1

Para receber, basta entrar com seu e-mail. Fique tranquilo(a) que não faremos Spam!

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *