Credibilidade e Reputação online: 10 dicas para você construir a sua.

 10 Dicas para você construir a sua Credibilidade e Reputação online

O ser humano possui e sempre possuiu o necessidade de se relacionar com outras pessoas, seja em encontros com a família, amigos, colegas de trabalho, etc. No entanto, nos dias atuais, cada vez mais as pessoas estão se conectando online para se relacionar através das redes sociais, afim de obter atenção, credibilidade, prestigio e autoridade, entre diversos outros objetivos.

A pergunta é: Será que todos fazem da forma correta?
Com a revolução da internet se faz necessário montar um planejamento para estar presente online de forma estratégica, valorizando sua marca pessoal, aumentando sua visibilidade, construindo sua credibilidade e aumentando a sua reputação online.

Com a revolução da internet se faz necessário montar um planejamento para estar presente online de forma estratégica, valorizando sua marca pessoal, aumentando sua visibilidade, construindo sua credibilidade e aumentando a sua reputação online.

Nos tempos atuais, a maioria dos profissionais desejam ter uma carreira consolidada, que transmita confiança no mercado em que atua. O detalhe é que existem pessoas que veem isso acontecer com outras e não imaginam como esses profissionais chegaram lá no topo e alcançaram o sucesso almejado.

O fato é que se você não se preocupar em dar início ao planejamento das redes sociais o quanto antes, provavelmente vai perder as oportunidades que estão presentes no mercado hoje.

Pensando em facilitar sua leitura e começar a dar um direcionamento à sua carreira, a personalbrand.com.br levantou as 10 dicas essenciais para você começar a fazer parte dessa fatia de milhares pessoas bem sucedidas no mundo e que passaram a ter mais credibilidade e reputação online e consequentemente mais sucesso e grandes resultados profissionais.

1ª Dica – Foto nos perfis das redes sociais

A rede social é hoje, a ferramenta que trabalha de forma estratégica sua marca pessoa, além de ajudar a desenvolver sua rede de relacionamentos. Poucos profissionais se preocupam com a foto do perfil, mas normalmente é a primeira coisa que observamos em uma pessoa dentro de redes sociais.

Mantenha um padrão, não necessariamente precisa colocar a mesma foto em todas as Redes, no entanto deixe todas suas Redes Sociais com o mesmo estilo de foto, profissional e que passe a imagem de sucesso, mas principalmente que transmita quem você em sua essência.

Que roupa você utilizaria em uma entrevista de emprego? É essa a ideia da roupa que você pode utilizar quando for tirar essa foto.

2ª Dica – Seu nome

Seu nome é a sua Marca. Em geral não se utilizar profissionalmente apelidos nas redes sociais, portanto evite-o. O ideal no seu perfil é você usar seu primeiro nome e um de seus sobrenomes. Dê preferência para aquele que irá marcar você perante as pessoas com as quais irá se relacionar. Lembre-se que se tratando das redes sociais o ideal para ser encontrado e lembrado é usar um padrão, ou seja, o mesmo nome em todas as redes. Uma dica é você fazer o seu email também com o mesmo padrão do nome escolhido. Eu por exemplo sou encontrada em todas as redes sociais como Andreia Paoliello.

3ª Dica – Credibilidade e ReputaçãoEsta terceira dica é uma das mais importante, por isso requer mais atenção.

Quero começar fazendo uma pergunta: Você compartilha qualquer coisa sem ao menos ler?

Tome cuidado, as chances de você destruir tudo o que está construindo ou que já construiu é enorme e assim, ao invés de ter uma boa imagem percebida pelo mercado,   poderá perder credibilidade. Quanto mais relevante para as pessoas for o que compartilhar, mais credibilidade terá.

No tempos atuais as pessoas estão indo às redes sociais descrevendo tanto sobre as boas como as más experiências que tiveram com empresas, produtos, serviços e ate pessoas. Por que isso acontece? Porque na internet a repercussão é mais veloz, portanto é preciso ter cuidado com a sua imagem dentro das redes sociais, pois uma reputação pode ser destruída em questão de horas dependendo do acontecimento. 

No lado pessoal ou profissional de uma pessoa não é diferente. Não é difícil encontrar casos em que as pessoas passam a ter “o filme queimado” nas redes sociais. A nossa dica para você é:

credibilidade-reputaição

  • Use as redes sociais de foram estratégia. É melhor você postar o que seja útil para as pessoas.
  • Planeje seus posts, compartilhe conteúdos relevantes,
  • evite comentários negativos sobre as pessoas, caso você não goste de algo sobre alguém simplesmente ignore tal situação,
  • Evite reclamar da segunda-feira ou de comemorar a chegada da sexta de forma que possa diminuir a sua reputação perante o mercado, pois é certo que as empresas estão de olhos bem abertos monitorando os perfis sociais de seus funcionários e de futuros contratados. Isso vale par você que é prestador de serviços.
  • Elogie as pessoas, busque postar dicas, conhecimentos, frases motivacionais,  ou seja conteúdos relevantes e que gere sempre boas atitudes através de sua rede de relacionamentos.

A Reputação deve ser vista com uma forma de capital social, uma vez que pode gerar valor para o indivíduo. A máxima que dizem “pensem o que quiserem de mim” não é uma boa estratégia para o seu crescimento com uma marca pessoal de sucesso.

 É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação.    Friedrich Nietzsche

4ª Dica – Transparência

Da mesma forma que você não deve sair postando tudo o que sente, você deve buscar o equilíbrio sendo verdadeiro e transparente. É possível ser transparente sem ser agressivo. Faça comentários de coração, porém não ofenda as pessoas.

5ª Dica – Autoridade

Quais as mídias sociais você está utilizando para atingir o seu público? É importante identificar onde está esse seu público alvo e assim criar ações online, onde você compartilhará e criará conteúdos relevantes que transmitirão sua expertise para as pessoas que o seguem e futuros seguidoyoutube-rede-social-para-aumentar-autoridaderes.

Você utiliza o Youtube? Já criou teu canal de vídeos nele? NÃO? Hoje é o segundo mecanismo de busca mais utilizando no mundo, ficando apenas atrás de Google.

Trace uma estratégia interessante de vídeos semanais para consolidar leitores e seguidores fiéis. , u
tilizar o Youtube
como planejamento ó, pois o Google privilegia os posts dentro do Youtube.é matar 2 coelhos com uma cajadada sO Google é dono do Youtube, ou seja

Existem diversas outras redes sociais, mas você precisa saber onde seu publico está e como se comunicar em cada uma dessas redes.

Assim você vai gerar mais visibilidade e ganhar mais autoridade.

6ª Dica –  Comunicação

Tão importante em saber ONDE postar é saber O QUE, COMO e QUANDO postar.

Se ainda não tem a noção qual é o horário que mais te trás resultados, separe um pacote com 5 postagens e os faça ao longo do dia, assim terá noção de qual é o horário que mais lhe trás repercussão.

Não adianta também criar qualquer 5 besteiras, pois somente bons conteúdos geram engajamento. A qualidade do conteúdo e a manutenção da constância dos posts são importantes para angariar seguidores fiéis.

7ª Dica –  Relacionamentos

Só pensar em seus clientes ou público alvo não construirá toda credibilidade e reputação online. É necessário construir também uma rede de relacionamentos com especialistas de sua área bem como parceiros estratégicos de temas correlacionados ao teu, uma vez que as redes sociais nos dão a oportunidade de encontrar potenciais parceiros para o seu negócio.

8ª Dica – Diferenciação

Copiar o que alguém faz ou simplesmente dar algumas pinceladas naquilo que já está funcionando não cria diferencial nenhum. Se você quer ter uma carreira invejável, credibilidade e reputação online, criar conteúdos, produtos, serviços e conceitos inovadores é parte integrante desta construção de uma pessoa diferenciada.

9ª Dica –  Prova Socialreputação-estrategia-marca-pessoal

As pessoas precisam se espelhar em você e começar a fazer as coisas a partir de suas atitudes. Seja alguém para as pessoas seguirem e terem admiração por seus comportamentos e opiniões. É um processo gradual, mas se bem planejado e com a ajuda do profissional correto, em pouco tempo alavancará sua marca pessoal e será a personificação da Prova Social

E lembre-se que para as pessoas te elogiarem e postarem depoimentos sobre você, um bom primeiro passo é fazer isso por elas, não tenha vergonha.

10ª Analise, Avalie e Monitore SEMPRE!

Analise as atitudes e comportamentos que tomou, avalie os resultados obtidos e monitore sempre ações passadas, quanto as ações recentes.

Assim você garante seguir na linha correta para construir uma credibilidade e reputação online impecável.

Por fim…

… Esperamos que tenha te aberto a mente estas dicas. Se mesmo assim você acha complicado direcionar suas atitudes para o sucesso, não se esqueça de que existem profissionais que são capacitados a te levar para o sucesso através da consolidação de sua credibilidade e reputação online.

O que achou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais, ficaremos honrados!

 

gostou-do-artigo-personal-branding-5

Para receber, basta entrar com seu e-mail. Fique tranquilo(a) que não faremos Spam!

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *